A observadora

domingo, 16 de novembro de 2008



Tenho me perguntado por que os adolescentes estão tão indispostos consigo mesmos. Nada mais lhes dá prazer, tudo o que desejam é uma moto aos dezessete e um carro aos dezoito, e quando não os tem sentem-se miseráveis. Eu também, em todos os meus sonhos, imagino-me com um apartamento e um carro, é evidente. Pra mim coisas materiais, esse pequeno conforto é o mínimo vital. Precisamos de algo mais. O que dá um sentido para a vida. E isto não vejo em parte alguma; mas certo número de jovens, e eu me incluo entre eles, está sempre em busca do que poderá dar sentido à vida.

Sempre demonstrei repulsa por certos fatos da história brasileira, como algumas guerras desnecessárias, mas por outro lado, pensava que outrora existiam coisas nas quais as pessoas acreditavam. Um dia cheguei a pensar que gostaria de viver na época da ditadura, pelo menos os adolescentes daquela época sabiam onde estavam, tinham um ideal. Acho melhor para uma pessoa se enganar de ideal do que não ter nenhum.

Vejo diariamente os adolescente se lançarem em qualquer tipo de “viagem” por estarem de tal forma insatisfeitos com a imagem de vida oferecida pelos adultos.

A maior parte das adolescentes vive para os meninos. Se o cara termina o relacionamento e começa a sair com outra imediatamente começam a criticar a atual namorada, sem perceber a grande injustiça nisso.

Em um fim de semana numa balada, percebi (no banheiro da balada) que diante do espelho as garotas perdem a personalidade (em sua grande maioria). Elas não eram nada mais que sua própria mascara, encarregadas de agradar aos “cavalheiros” do local. Não ousavam se mexer para não estragar o penteado e derreter a maquiagem. Claro que eu uso maquiagem, arrumo o cabelo e tudo o mais, porém faço isso pra mim mesma, nada de ir pra balada “pegar mais que as outras”. O conceito de “sair pra se divertir ouvindo uma boa musica” acabou, hoje em dia as baladas são pra beijar e se amassar, nada mais que isso, ninguém sai pra dançar e fazer amizades (a não ser amizades coloridas). Se não fizer isso você não se enquadra e é cafona por que sai pra se divertir sem ter que fazer essas coisas fúteis. Estou cansada dessa juventude fútil e sem ideais. Nada de ilusões e, principalmente nenhum ideal.

4 comentários:

Bill Falcão disse...

É verdade, Invazora! A época da ditadura, e eu vivi nela, tinha isso a que você se refere, a questão dos ideais.
Mas também tinha muito dessa futilidade que você vê hoje.
O que me parece é que há pouca diferença entre essas gerações. A "vantagem" da dos anos 60 era poder escolher o lado da oposição, ser consciente da ditadura e escolher o seu método de luta.
Bjooooooooooooo!!!!!!
PS: continuo enrolado com a produção de um livro aqui. E o pessoal me cobrando! GGGGGRRRR!!

Cadinho RoCo disse...

Há sim um sentimento de desprezo por valores essenciais à vida de qualquer um. Mas o que mais me incomoda nesse contexto, é o tamanho da intolerância que carregam esses adolescentes. Há uma impaciência generalizada que só faz bestificar esta geração que não sabe das sementes que plantam hoje.
Cadinho RoCo

B. disse...

É, acho q existe mta arrogância, impaciência e ignorãncia da parte dos adolescentes. Estamos na Era Moderna, séc XXI, um período riquíssimo e cheio de tecnologias. E são essas tecnologias q nos atraem. Um mp9 não presta, nem um ipod touch nem nada ultrapassado, tem q ser um iphone agora. Não basta um celular q funcione, mande mensagens, receba e faça ligações e q tenha câmera. Tem q ter todos os recursos do mundo, tem q ser tudo em um só aparelho.

Tudo a nossa volta eh mto compacto, a gnt sente vontade de ter. Mas nem todos podemos, porq parece q o adolescente n~sbae mais oq eh trabalho e auto suficiência, ele é comodista moderno, ele quer ser sempre dependente. Não é o fim, porq eles serão descartados logo q cairem em si.

Bjos.

Adi Loose disse...

falou e disse!
o mundo tá cada vez mais futil e as pessoas tao dando cada vez mais valor a aparencia doq aos sentimentos. Cruel realidade.

Atualizei a historia lá ;)

beiiijos

Templates para blogger 2007