Roubando vidas

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O que leva o ser humano a roubar?

Perguntinha que tem se intensificado a cada dia em minha cabeça. Vejo situações onde pessoas roubam por prazer, outras por necessidade. O dia das crianças está chegando e no local onde trabalho tem muita gente da periferia se perguntando o que vão roubar pra comemorar esse dia (eu não trabalho em uma FEBEM). Não estou exagerando, nem generalizando, relato o que tenho visto nos últimos dias. Parte do meu dia-a-dia é esse, presenciar o cotidiano de crianças e adolescentes em situação precária, que vão à escola pra comer, nada mais. Matam aula no pátio do colégio, não dão ouvidos a ninguém e quando o coordenador chama os pais para falar da situação atual dos filhos... Alguns nem aparecem, outros nem dão a devida importância, e alguns (bem poucos mesmo) dão atenção e prometem conversar com o filho em casa.

Existem pessoas que roubam pra poder comer, alimentar a família. Essa situação é aceitável, daí o sujeito se acostuma com a grana fácil e essa passa a ser sua “profissão”. Adolescentes, crianças começam a roubar porque querem ter roupas que os pais não podem comprar, vêem outros de sua idade com roupas e brinquedos legais e a vontade os consome mais que a fome. Eles não têm um bom exemplo dentro de casa, muitos são filhos de pai preso ou bêbado, alguns nem conhecem o próprio pai.

Sei que é difícil viver em um mundo onde tudo e todos são julgados pela aparência e pelo status social. Não quero justificar os roubos, mas para pra pensar: Se VOCÊ estivesse no lugar de um desses garotos de rua, qual seria sua atitude?

Imagine-se passando fome, sem saber quando será sua próxima refeição, com frio e sede, viciado em ‘cola’ e cocaína. Pede esmola num dia e no outro rouba.

No frio alguns alunos entram totalmente drogados, já flagrei muitos usando droga no banheiro, ao invés de usar o dinheiro pra comer ou se abrigar do frio, eles compram droga. Perguntei a um deles o motivo, ele respondeu que começou a usar porque esquentava do frio e tirava a fome, mas que agora não faz efeito nenhum e não consegue parar de usar. Sim, a vida é injusta e olhando mais de perto vejo a falta de opção. Com certeza irão dizer que sempre tem uma saída, eu concordo, mas qual seria? Não posso levar todos pra casa e alimenta-los. Todos escolhem a saída mais fácil, aquela que encurta a longa estrada da dor. Tem um culpado pra tudo isso, o dinheiro, ele te beija e te abraça depois te rouba e te mata.

Se não fosse por ele não haveria guerra, tudo tem um lado positivo e um negativo, o dinheiro te ajuda a sobreviver é necessário, mas a que custo? Roubando vidas?

Pessoas se matam diariamente por causa do dinheiro, a ganância do homem tem crescido a cada dia. Tenho pena da sociedade que julga sem saber a real versão dos fatos.

Volto a repetir que estou escrevendo o que presencio diariamente. Se falei algo que não concorda... Cada um com a sua opinião, liberdade de expressão é pra todos. Criticas negativas faz parte da vida, não se pode agradar a todos.

9 comentários:

Bill Falcão disse...

Não tenho crítica negativa, Invazora! Ao contrário. Tudo que você relatou é o que você vê pela vida. E fica a pergunta pros políticos que vão se eleger daqui a alguns dias: o que farão?
Bjoooooooooooo!!!!!!!!!

Adi Loose disse...

realmente, essa é a triste realidade do Brasil.
gostei muito do seu texto.
estive um tempo fora mas agora estou de volta! ;)
beijinhos

Anônimo disse...

interessante !!!!
parabéns

Marcela disse...

Se eu estivesse no lugar deles, provavelmente acabaria escolhendo o caminho mais "fácil. Acho que muitas dessas crianças e adolescentes precisam de mais motivação, mas de nada adianta motivação se a sociedade não dá oportunidades.

Amei o teu post passado. Dei risada, parei pra pensar, fiquei indignada... Ri porque na verdade acho o Barney bem charmosinho,apesar de ter assistido o dinossauro maluco duas vezes na vida. Eu não sento em frente a TV pra assistir Astros, mas quando rola um tempo vago, dou uma espiada no youtube. Mas em relação as novelas fico indignada.Que grande palhaçada ridícula. O que mais me irrita, é que tem pessoas que se estressam de verdade com isso. Esquecem que no final, tudo vai dar certo, como sempre.

Acho que o únicoprograma da TV aberta nomomento é o CQC da Band, que mesmo com humor, acaba passando um senso crítico para as pessoas.

Me estendi demais.
Abraços.

B. disse...

Nossa. Nem tenho mto oq falar, vc falou tudo, já q trabalha com essa realidade, sabe oq se passa ali.
Já tenei me imaginar com frio, com fome, mas não consigo, sabe. Mas sei que, se eu não tivesse uma mente desenvolvida à ponto de ler livros e procurar fazer algo bom pra mim, eu iria pelo caminho mais fácil tbm, acho. Tbm acho q a esperança eh a última q morre dentro da cabeça dessas pessoas.
Com oq tuh trabalha?
Bjos.=**

Boneco de Osso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Boneco de Osso disse...

É o nosso Brasil.
a falta de emprego
também leva ao roubo.
a falta de emprego
causada por quem está no poder.




adorei aqui, boa semana.
beijão.

Boneco de Osso disse...

acabei de COMENTAR no post ANTERIOR.



bjoss;*

Boneco de Osso disse...

''Você me inspirou a escrever...''

açdalçdlaçldça
que bom *-*
então escreva menina..
que voltarei aqui para comentar :)


beijos;*

Templates para blogger 2007